top of page
Buscar
  • Foto do escritorBom Designer

4 Mentiras sobre o trabalho como freelancer



Algo que percebo quando digo que sou freelancer e trabalho em casa, é que isso gera muita curiosidade por parte das pessoas. Logo após eu falar que sou um profissional freelancer elas começam com uma série de perguntas sobre meu modo de trabalho, afinal de contas esse é um tipo de trabalho pouco comum para uma grande parcela da população.

Esse modo de trabalhar em casa ainda é rodeado de mitos e inverdades por parte de pessoas que sabem pouco ou quase nada do trabalho como freelancer e por isso nesse artigo eu vou listar 4 mentiras sobre o trabalho como freelancer.



1. Trabalhar como freelancer é mais fácil do que trabalhar de forma registrada


Talvez essa seja a mentira mais comum de se escutar por aí quando o assunto é trabalho freelancer.

Muitas pessoas acreditam que o trabalho como freelancer é mais fácil do que trabalhar de forma registrada com uma carteira assinada, pensam que você tem poucas ou quase nenhuma obrigação além de realizar um projeto, entegá-lo ao seu cliente e receber um bom pagamento por isso.

Isso não é verdade. Trabalhar como freelancer exige tanta disciplina e empenho quanto trabalhar em uma agência ou estúdio, talvez até mais. Você precisa cuidar de uma série de outras coisas que um profissional registrado geralmente não tem que se preocupar como atendimento ao cliente, controle das finanças, prospecção de clientes e muitas outras.


2. Profissional freelancer não tem chefe


Outra mentira bastante difundida sobre o profissional freelancer é de que ele não tem chefe. Na verdade o freelancer não tem apenas um chefe e sim vários.

Entenda algo importante: todo cliente passa a ser um chefe. Sendo assim você terá um número de chefes igual ao seu número de clientes e cada um com uma personalidade diferente. Você terá aqueles que são legais, que são parceiros e que compreendem as características de sua profissão.

Porém também terá aquele cliente chefe inseguro, indeciso e que vai te ligar todo dia para saber se o projeto dele já está pronto, e as vezes vai fazer isso com pouca ou nenhuma paciência.


3. Freelancers trabalham poucas horas


Isso não é tão mentira mas também não dá pra dizer que é uma verdade absoluta. Em momentos de poucos clientes pode acontecer de o freelancer trabalhar menos horas que um profissional registrado.

Porém quando o profissional freelancer consegue compreender que ele é uma empresa de um homem só, ele percebe que mesmo com poucos projetos para serem feitos, ainda precisa se dedicar a outras atividades igualmente importantes como seu marketing pessoal, prospecção de clientes, atualização de portfólio, etc.

Também acontece de em determinados momentos haver uma demanda muito grande de sues serviços, fazendo com que o freelancer tenha que trabalhar até mesmo mais horas que um profissional de agência por exemplo.


4. Qualquer pessoa pode ser freelancer


Não, infelizmente isso não é verdade. Trabalhar como freelancer exige uma série de habilidades, conhecimentos, além de muita disciplina. Muitas pessoas que tentam trabalhar como freelancer não conseguem se manter nesse modelo por muito tempo e isso acontece justamente pela falta dessas características já citadas.

Algumas dessas pessoas só conseguem trabalhar sendo cobradas, sendo monitoradas por um chefe ou supervisor. Outras não possuem habilidade para gerenciar o negócio como um todo, são excelentes na parte de criação mas péssimas em prospecção de clientes ou gerenciamento de finanças.

Inevitavelmente essas pessoas acabam desanimando e percebendo que suas características profissionais lhe deixam mais a vontade em um ambiente de agência ou escritório.


Concluindo


Como você já deve estar cansado de saber, trabalhar como freelancer não é algo muito fácil, exige um pouco de habilidade, paciência, perseverança e também disciplina.

É preciso ter um pouco de cuidado com essas mentiras pois as vezes elas acabam fazendo com que tenhamos uma visão errada desse modelo de trabalho incrível mas que também é bastante exigente.

Agora quero saber de você, qual foi a maior mentira que você já escutou sobre o trabalho freelancer. Compartilha sua opinião comigo aí nos comentário.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page